No Transtorno de Ansiedade a pessoa DEITA MAS NÃO DORME.

A negação do mal e a busca pelo sucesso.
14 de junho de 2017
Auto Sabotagem: “Eu prometi, mas sempre acontece de novo”.
19 de agosto de 2017

“Era segunda feira, 22h30 da noite, e eu fui deitar porque tinha passado o dia todo ocupada entre a faculdade e o trabalho e na noite anterior não havia conseguido pregar os olhos por um minuto. Logo que deitei me lembrei das compras que precisaria fazer pela manhã :(. Perdi vários minutos tentando fazer uma lista memorizada, mas não deu certo, porque passado 2 minutos de cada tentativa eu já tinha esquecido tudo. E olha que eu tentei umas 13 vezes. Depois das compras, me veio à memória a briga com Tiago. Não era justo o que ele estava fazendo comigo, saiu da minha casa no sábado à noite e fazia quatro dias que não me ligava, só me enviou uma mensagem muito seca. Muitas coisas passaram em minha mente durante horas… Meu Deus o que faço? Ligo pra ele? Sim ou não? Será que está acordado? E se já estiver com outra… Que ódio, não sei o que fazer. Meu Deus! Já são 3h da manhã :(… fiquei 2h30 remoendo essa dúvida é pensando nas resposta que vou dar pra ele… preciso dormir. Daqui a pouco estarei de pé novamente… Bem, na verdade, acho melhor não tentar dormir mesmo, vai que perco a hora… Não é Bom mesmo! Se eu perder a hora perco a prova e fico reprovada… e se eu reprovar perco a bolsa 🙁 … Meu Deus! Quando acordar não posso esquecer de separar os livros pra levar pra faculdade e também pegar os potinhos do meu lanche. Será que o Tiago está acordado? Poxa estou tão triste… Meu Deus L são 05h30, preciso levantar pra ir a faculdade…”.

night-2090192_640

Este é um relato de quem sofre do Transtorno de Ansiedade Generalizada, mais conhecido como TAG. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33% da população mundial sofre com este transtorno mental, por isso ele já é considerado a doença do século XXI, junto com a depressão.

No entanto, é importante esclarecer que ansiedade é um sentimento normal do ser humano e o excesso dela é que pode tornar-se patológico, necessitando então de acompanhamento terapêutico. Sendo assim, viver a euforia por uma expectativa, por causa de algo novo, é puramente normal. Não se esqueça!

Para efeito de diagnóstico, de acordo com orientações psiquiátricas, é considerado Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG) quando a pessoa se sente angustiada, tensa, preocupada, nervosa ou irritada, durante maior parte do dia, por pelo menos 6 meses. Quando os pensamentos em decorrência da ansiedade perduram e atrapalham a vida da pessoa é que a ansiedade pode ser considerada uma psicopatologia, necessitando de intervenção terapêutica. A psicoterapia pode contribuir através de algumas técnicas para controle dos pensamentos indesejados, os famosos “pensamentos intrusões”, colaborando para redução dos sintomas ansiosos.

A ansiedade patológica é exagerada e persistente, com a presença de muitos pensamentos automáticos que “parecem” impossíveis de se retirarem da mente. Por atrapalhar o sono das pessoas, é comum causar cansaço excessivo, sono em momentos inadequados, dores de cabeça e no corpo e, em muitos casos, sintomas de outras doenças como o pânico por exemplo.

A Ansidade pode fazer com que a pessoa deite, mas não durma. O fluxo de pensamento noturno pode impedir a pessoa de relaxar e ela ficar boa parte da noite ruminando pensamentos diafuncionais para o momento.

bloodshot-1294920_640

Quem sofre desse tipo de transtorno apresenta “medo do amanhã” de forma exacerbada. “O novo” para a pessoa é sempre visto como algo que necessite de sua total atenção, como se tudo na vida passasse por entre os dedos das mãos dando a entender que não existe controle de nada. “As expectativas” acabam sendo perturbadoras e elas tomam a mente da pessoa através de pensamentos intrometidos.

#Medo do amanhã #O novo #As expectativas

A ansiedade persistente pode atrapalhar também na tomada de decisão, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, tendo em vista que muitos pensamentos negativos acarretam dúvidas, refletindo sobre hipóteses inexistentes, cansando a mente que fica presa em determinado assunto.

A pessoa ansiosa, no sentido patológico, apresenta medos irracionais, autopercepção distorcida, pensamentos negativos e perfeccionismo. O conjunto dessas características ou alguns deles transformam a vida da pessoa causando muito sofrimento no dia a dia.

insomnia-2434953_640

A vida moderna ajuda para o surgimento da ansiedade desde muito cedo. Para exemplificar, na atualidade todo mundo é cobrado por resultados, por conhecer, ser antenado a tudo, ficar online 24h por dia nas redes sociais, etc. Por isso, é tão comum encontrarmos algum conhecido que faz tratamento para controle da ansiedade patológica.

Para redução da ansiedade, uma técnica que auxilia bastante é a higienização do sono. Significa eliminar os hábitos e comportamentos que contribuem para sua existência. Na higienização é importante abandonar estímulos, como por exemplo, mexer no celular, assistir filmes na cama, deixar luzes próximas a cama, evitar tomar bebidas energéticas como coca cola, café, dentre outras possibilidades. Além da higienização do sono, técnicas de relaxamento também trazem resultados interessantes.

Quem sofre de ansiedade é tido como alguém que “só deita, pois normalmente o período noturno é um momento onde os pensamentos se manifestam de forma exacerbada, atrapalhando o relaxamento pré-sono, ou seja, impossibilitando o sono de chegar, por isso, eles deitam, mas não dormem.

Se você deseja falar conosco ou está em busca de ajuda para si ou para alguém, clique aqui.

Maicon Moreira
Maicon Moreira
Psicólogo Clínico (CRP 05/54280), Especialista em Psicoterapia Cognitiva e Doutor em Psicologia pela UFRRJ. Atua como Terapeuta Cognitivo comportamental e Junguiano. Tem formação em Terapia Cognitiva, Terapia do Esquema, e Terapia da Aceitação e Compromisso. Tem interesse nos seguintes temas: Psicoterapia Cognitiva, Psicologia Analítica, Violência Psicológica, Saúde Mental e Autoconhecimento, Memória Social, História da psicoterapia e Formação do Masculino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale via WhatsApp