“Era segunda feira, 22h30 da noite, e eu fui deitar porque tinha passado o dia todo ocupada entre a faculdade e o trabalho e na noite anterior não havia conseguido pregar os olhos por um minuto. Logo que deitei me lembrei das compras que precisaria fazer pela manhã :(. Perdi vários minutos tentando fazer uma lista memorizada, mas não deu certo, porque passado 2 minutos de cada tentativa eu já tinha esquecido tudo. E olha que eu tentei umas 13 vezes. Depois das compras, me veio à memória a briga com Tiago. Não era justo o que ele estava fazendo comigo, saiu da minha casa no sábado à noite e fazia quatro dias que não me ligava, só me enviou uma mensagem muito seca. Muitas coisas passaram em minha mente durante horas… Meu Deus o que faço? Ligo pra ele? Sim ou não? Será que está acordado? E se já estiver com outra… Que ódio, não sei o que fazer. Meu Deus! Já são 3h da manhã :(… fiquei 2h30 remoendo essa dúvida é pensando nas resposta que vou dar pra ele… preciso dormir. Daqui a pouco estarei de pé novamente… Bem, na verdade, acho melhor não tentar dormir mesmo, vai que perco a hora… Não é Bom mesmo! Se eu perder a hora perco a prova e fico reprovada… e se eu reprovar perco a bolsa 🙁 … Meu Deus! Quando acordar não posso esquecer de separar os livros pra levar pra faculdade e também pegar os potinhos do meu lanche. Será que o Tiago está acordado? Poxa estou tão triste… Meu Deus L são 05h30, preciso levantar pra ir a faculdade…”.
Este é um relato de quem sofre do Transtorno de Ansiedade Generalizada, mais conhecido como TAG. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33% da população mundial sofre com este transtorno mental, por isso ele já é considerado a doença do século XXI, junto com a depressão.
No entanto, é importante esclarecer que ansiedade é um sentimento normal do ser humano e o excesso dela é que pode tornar-se patológico, necessitando então de acompanhamento terapêutico. Sendo assim, viver a euforia por uma expectativa, por causa de algo novo, é puramente normal. Não se esqueça!
Para efeito de diagnóstico, de acordo com orientações psiquiátricas, é considerado Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG) quando a pessoa se sente angustiada, tensa, preocupada, nervosa ou irritada, durante maior parte do dia, por pelo menos 6 meses. Quando os pensamentos em decorrência da ansiedade perduram e atrapalham a vida da pessoa é que a ansiedade pode ser considerada uma psicopatologia, necessitando de intervenção terapêutica. A psicoterapia pode contribuir através de algumas técnicas para controle dos pensamentos indesejados, os famosos “pensamentos intrusões”, colaborando para redução dos sintomas ansiosos.
A ansiedade patológica é exagerada e persistente, com a presença de muitos pensamentos automáticos que “parecem” impossíveis de se retirarem da mente. Por atrapalhar o sono das pessoas, é comum causar cansaço excessivo, sono em momentos inadequados, dores de cabeça e no corpo e, em muitos casos, sintomas de outras doenças como o pânico por exemplo.
A Ansidade pode fazer com que a pessoa deite, mas não durma. O fluxo de pensamento noturno pode impedir a pessoa de relaxar e ela ficar boa parte da noite ruminando pensamentos diafuncionais para o momento.
Quem sofre desse tipo de transtorno apresenta “medo do amanhã” de forma exacerbada. “O novo” para a pessoa é sempre visto como algo que necessite de sua total atenção, como se tudo na vida passasse por entre os dedos das mãos dando a entender que não existe controle de nada. “As expectativas” acabam sendo perturbadoras e elas tomam a mente da pessoa através de pensamentos intrometidos.
#Medo do amanhã #O novo #As expectativas
A ansiedade persistente pode atrapalhar também na tomada de decisão, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, tendo em vista que muitos pensamentos negativos acarretam dúvidas, refletindo sobre hipóteses inexistentes, cansando a mente que fica presa em determinado assunto.
A pessoa ansiosa, no sentido patológico, apresenta medos irracionais, autopercepção distorcida, pensamentos negativos e perfeccionismo. O conjunto dessas características ou alguns deles transformam a vida da pessoa causando muito sofrimento no dia a dia.
A vida moderna ajuda para o surgimento da ansiedade desde muito cedo. Para exemplificar, na atualidade todo mundo é cobrado por resultados, por conhecer, ser antenado a tudo, ficar online 24h por dia nas redes sociais, etc. Por isso, é tão comum encontrarmos algum conhecido que faz tratamento para controle da ansiedade patológica.
Para redução da ansiedade, uma técnica que auxilia bastante é a higienização do sono. Significa eliminar os hábitos e comportamentos que contribuem para sua existência. Na higienização é importante abandonar estímulos, como por exemplo, mexer no celular, assistir filmes na cama, deixar luzes próximas a cama, evitar tomar bebidas energéticas como coca cola, café, dentre outras possibilidades. Além da higienização do sono, técnicas de relaxamento também trazem resultados interessantes.
Quem sofre de ansiedade é tido como alguém que “só deita”, pois normalmente o período noturno é um momento onde os pensamentos se manifestam de forma exacerbada, atrapalhando o relaxamento pré-sono, ou seja, impossibilitando o sono de chegar, por isso, eles deitam, mas não dormem.
Se você deseja falar conosco ou está em busca de ajuda para si ou para alguém, clique aqui.